RPS: o que é e como emitir.
Você já passou aperto ao finalizar uma venda e não conseguir emitir a nota fiscal eletrônica por instabilidade na internet? Então você precisa conhecer o RPS e entender como ele pode descomplicar essa situação para você!
O que é RPS
O Recibo Provisório de Serviços é um documento fiscal, que pode ser emitido com o intuito de cobrir o recolhimento do ISS e comprovar a prestação de serviço.
O RPS é o documento fiscal emitido fora do sistema da prefeitura, é através do sistema da mesma que ele será convertido em NFS-e e você obterá o pdf para visualização da nota.
Entretanto, esse documento também pode ser emitido a fim de substituir temporariamente a nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e) quando não for possível emiti-la.
Ou seja, você pode imprimir o RPS enviado à prefeitura, para o tomador do serviço.
Atente-se às especificidades! O prazo de validade do recibo provisório de serviços varia de acordo com cada município, além de em alguns ele não ser permitido. Informe-se sobre as particularidades do seu município!
Quando utilizar o RPS
O Recibo Provisório de Serviços é um intermediário entre a prestação do serviço e a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Utilize o RPS quando houver instabilidade para a emissão NFS-e. Assim como para agilizar o processo de emissão para empresas que emitem grande número de comprovações fiscais em um período curto.
É obrigatório que a empresa seja registrada e autorizada pela Prefeitura para utilização deste modelo. Consequentemente, não é possível emitir RPS sem CNPJ e para autônomos.
Tipos de recibos provisórios
Existem 3 tipos de recibos provisório e devem ser utilizados de acordo com as notas fiscais que substituirão.
- Recibo provisório de serviço (RPS): Para notas fiscais eletrônicas de serviço.
- Recibo provisório de serviços de nota fiscal conjugada (RPS-M): Para notas fiscais de produtos e serviços.
- Recibo provisório de serviços simplificados (RPSS): Para cupons ficais.
Como emitir o Recibo Provisório de Serviço?
Visto que o ISS é de responsabilidade municipal, consequentemente as NFS-e também estão ligadas a essa esfera. Portanto, a emissão deve ser feita de acordo com o padrão estipulado de cada Prefeitura.
Como fazer a NFS-e de um RPS?
Emitiu o recibo provisório de serviços e está em dúvida de como convertê-lo em NFS-e? Então siga o passo a passo:
- Conecte ao sistema da prefeitura da sua cidade
- Envie as informações do recibo
- Gere a nota fiscal eletrônica de serviço.
Ficou com dúvidas? Então fale com um consultor!
Tire suas dúvidas agora mesmo! Fale com um consultor da Emprework!