Compartilhe:

Planejamento financeiro para 2023: passo a passo

O final do ano é um momento natural para reflexão e desaceleração. Também é um bom momento para fazer seu planejamento financeiro para 2023. 

Afinal, quando se trata de suas finanças, é importante ter um plano. Um planejamento financeiro ajuda a mantê-lo no caminho certo para atingir seus objetivos em mente, mas também é importante lembrar que não podemos prever o que pode acontecer com o mercado, ainda mais diante de algumas incertezas com as trocas de governo. 

Embora ter um plano em vigor seja uma parte crítica do planejamento financeiro, você também precisa ser capaz de enfrentar os impactos e fazer ajustes com o passar do tempo.

Para te ajudar nesta tarefa, preparamos o artigo abaixo no qual apresentamos algumas dicas que você deve seguir para criar seu planejamento financeiro para 2023. Siga a leitura e confira!

Chaves para um planejamento financeiro bem-sucedido

Compartilhamos abaixo com você alguns pontos fundamentais para desenvolver um planejamento financeiro de sucesso em poucos passos.

1. Defina os objetivos

A primeira etapa do planejamento se concentra em quais são os objetivos financeiros de curto e longo prazo. Por exemplo, se você deseja se aventurar em uma nova linha de negócios que permita aumentar as vendas.

Os responsáveis ​​pela tomada de decisões devem antecipar na estratégia qual é o real impacto que esse novo produto terá nas vendas e em que prazo ele poderá ser alcançado.

Da mesma forma, é importante que os objetivos permaneçam relacionados à liquidez do negócio, como ferramenta para reduzir o risco diante de um panorama volátil de custos.

Leia também::: Qual a importância da contabilidade para o setor imobiliário?

2. Use as informações disponíveis

O próximo passo, uma vez que existe um objetivo estratégico que vai do ambiente financeiro ao contexto de mercado, é identificar, nas informações financeiras da empresa, qual é a melhor opção para obter os recursos para ela.

Se meu objetivo é expandir as linhas de produção, o que você precisa saber é como está o negócio do lado da aquisição, quanto foi comprado e quanto é devido, e o quão alavancada a empresa está para, por exemplo, solicitar um financiamento.

Da mesma forma, é aconselhável cruzar informações comerciais internas com tendências globais e contextos macroeconômicos. Manter-se informado é uma forma de se antecipar a qualquer incidente que afete diretamente o negócio.

3. Conheça as opções de financiamento

Se as finanças próprias da empresa não forem suficientes para investir em um novo projeto, o melhor é solicitar um produto financeiro adequado a esse objetivo.

As empresas devem identificar qual é o ‘dinheiro mais caro’, ou seja, quais são as fontes disponíveis e descartar aquelas que representam juros altos ou são inconvenientes para o prazo em que aquele financiamento será amortizado.

Atualmente, as instituições financeiras podem oferecer desde créditos simples, leasing, factoring – para obter liquidez imediata –, e outros produtos que melhor se adaptam a determinadas necessidades e setores.

As empresas devem acompanhar sua estratégia financeira com um bom nível de contabilidade, bem como um histórico de crédito favorável, ortodoxia para organização interna e uma correta definição de processos, produtos e categorias.

4. Conheça o seu fluxo de caixa

Devido à falta de informações sobre o fluxo de caixa, os gestores podem ter dificuldade para entender quanto dinheiro está entrando e saindo da empresa. 

Com um hábito de fluxo de caixa, será possível conhecer as despesas que existem e o que é necessário. Da mesma forma, conhecer o fluxo de caixa ajudará no planejamento das finanças empresariais a longo prazo, particularmente na prospecção.

5. Planejamento tributário

O planejamento tributário para 2023 é outra parte importante do seu planejamento financeiro. Por meio dele, você poderá verificar se sua empresa está realmente no melhor enquadramento tributário, e o que pode ser feito para reduzir impostos.

Certifique-se de saber quais documentos você precisará para registrar seus impostos e converse com um profissional contábil da área tributária se houver algum benefício fiscal ao qual você tenha direito. 

Pergunte também se você deve esperar pagar algum imposto sobre ganhos de capital ou se você estará no gancho para qualquer obrigação tributária.

Leia também::: 6 dicas de gestão financeira para imobiliárias

Tenha uma contabilidade especializada ao seu lado

Como dica extra, saiba que ter uma contabilidade especializada ao seu lado pode fazer toda a diferença para o próximo ano. Essa equipe pode lhe ajudar com os diversos aspectos financeiros do seu negócio, e ainda te auxiliar com o planejamento tributário.

Aqui na Emprework temos uma equipe altamente qualificada que pode ajudar sua empresa com o planejamento financeiro para 2023. Nossa equipe vai fazer uma ampla avaliação do seu negócio, e propor as melhores alternativas para que sua empresa possa crescer de forma sustentável no próximo ano.

Por fim, esperamos que as dicas que listamos acima te ajudem com seu planejamento financeiro para 2003. E para contar com a Emprework ao seu lado com serviços de contabilidade e gestão financeira, basta clicar aqui e já conversar com nossos consultores.