5 Métricas Financeiras Indispensáveis!
As métricas financeiras protagonizam a gestão financeira da sua empresa! Aplicar métricas financeiras te auxilia a se manter no controle das finanças, ter clareza da situação financeira da empresa e, é claro, tomar ações estratégicas!
O que são as métricas financeiras?
As métricas financeiras são indicadores que permitem controlar, analisar e acompanhar o desempenho financeiro da sua empresa.
Você pode direcionar essas métricas para setores específicos, como o marketing.
Por que aplicar na sua empresa?
“Não se gerencia o que não se mede.”
William Edwards Deming
Definir e acompanhar as métricas financeiras é essencial para rentabilizar a sua empresa. Além de permitir você:
- Antecipe problemas administrativos, fiscais e contábeis.
- Tenha clareza sobre os reais gastos e lucros.
- Meça os resultados dos setores.
- Identifique clientes inadimplentes
5 métricas financeiras para alavancar o seu negócio!
Tenha um conhecimento aprofundado do seu negócio com o auxílio dessas 5 métricas!
1. Custo de aquisição por cliente
O custo de aquisição por cliente (CAC) te auxilia a mensurar o retorno dos seus investimentos para ampliar a sua carteira de clientes. Essa métrica irá te apresentar quanto um novo cliente custa para a sua empresa.
Para fazer o cálculo dessa métrica você precisa definir um período para avaliar e então somar todos os gastos que foram atribuídos para a prospecção. Ou seja, os atendentes, materiais de divulgação, o marketing, eventos para captação, treinamento de vendas, comissões, viagens, etc. Uma vez que esse valor é definido, divida pela quantidade de clientes que foram captados nesse mesmo período.
2. Receita por colaborador
Essa é uma métrica voltada para avaliar o desempenho dos colaboradores. Uma vez que o colaborador é um investimento que você faz para o crescimento da sua empresa, a receita por colaborador indica qual é o rendimento desse investimento. Em outras palavras, qual é o retorno financeiro que ele traz para o seu negócio.
Com base nesses resultados, você tem mais clareza sobre o desempenho do time e dos setores.
3. Taxa de Inadimplência
A taxa de inadimplência apresenta a porcentagem de clientes que não cumpriram com os pagamentos. É essencial ter uma análise de cliente inadimplentes, a fim de manter o controle e criar estratégias para reduzir essa porcentagem.
Índice de inadimplência = (Valores em atraso / Total de valores a receber) x 100
4. Months of cash left | Meses de dinheiro restante
Essa métrica é utilizada a fim de identificar por quanto tempo a empresa consegue sobreviver com o dinheiro que possui.
Assim, em momentos inesperados com escassez de vendas ou recursos, a empresa consiga se manter.
Conforme vimos durante a pandemia da COVID-19, muitas empresas não conseguiram se manter com o dinheiro que havia em caixa, e com a redução das vendas, acabaram falindo.
5. Despesas por centro de custo
Por fim, essa métrica divide a operação financeira da empresa em setores para identificar as despesas e receitas de cada.
Ou seja, nessa métrica, ao invés de centralizar as despesas em uma área, cria-se segmentos da empresa. Assim, cada segmento possui autonomia para definir as despesas e estratégias de gastos.
Por exemplo, você pode criar um segmento para o setor comercial + marketing + customer success!
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