DRE: Como analisar uma Demonstração de Resultado do Exercício?
A DRE é um documento essencial para você compreender como está a saúde financeira da sua empresa. Através dela, você consegue visualizar todas as receitas e despesas do seu negócio em um período determinado.
O que é o DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício, conhecida também como DRE, é um documento contábil que tem como objetivo apresentar os resultados financeiros e operacionais da sua empresa. A partir dela, é possível determinar se o seu negócio obteve lucro ou prejuízo.
Legalmente, esse relatório deve ser feito uma vez ao ano, porém, você pode realizá-lo com maior frequência, a fim de garantir um acompanhamento mais eficaz.
Além disso, a DRE permite fazer uma avaliação de longo prazo, dessa forma você consegue prever os próximos passos que a sua empresa deve tomar.
Qual é a sua importância?
A DRE é um dos relatórios mias importantes para a gestão contábil, uma vez que permite que você tenha uma visão macro da sua empresa.
Através dela, você consegue avaliar a capacidade de geração de lucro da sua empresa e estruturar modificações para otimizar os resultados. Com a análise do demonstrativo, você consegue compreender a situação real da sua empresa, identificar falhas e identificar pontos fortes e oportunidades de investimento.
Estrutura do DRE
A DRE pode ser feito apenas por um contador habilitado junto ao CRC, resumidamente, sua estrutura é feita da seguinte maneira:
Receita Bruta – Deduções e abatimentos = Receita Líquida – Custo de Produtos Vendidos = Lucro Bruto -Despesas com Vendas – Despesas Administrativas – Despesas Financeiras = Resultado Antes IRPJ CSLL – Provisões IRPJ e CSLL = Resultado Líquido.
Contudo, existem outras possibilidades de estruturação, a fim de fazer uma análise mais voltada para algum setor.
Como analisar a DRE?
Após entender a estrutura da DRE, é preciso compreender como analisar esses dados e utilizá-los a seu favor.
Análise Vertical
Primeiramente vamos nos aprofundar na análise vertical da sua DRE. Através dela, você pode monitorar ao longo do tempo se os custos e despesas não estão comprometendo grande parte da receita bruta.
Análise Horizontal
Por sua vez, a análise horizontal auxilia a identificar a proporção entre o aumento ou diminuição das receitas e custos ao longo do tempo. Ou seja, auxilia a monitorar a produtividade e a rentabilidade da sua empresa.
DRE Planejado x Realizado
Em seguida, temos a análise comparativa das metas e objetivos planejados com os resultados alcançados. Para realizar essa análise, você precisa desenvolver um planejamento orçamentário, uma vez que, ele será a fonte para tirar os dados para comparação com a sua DRE.
Indicadores de Desempenho
Por fim, a DRE pode oferecer diversos insights para elaborar KPIs para você avaliar o desempenho da sua empresa. Através dele, você consegue retirar dados acerca da sua lucratividade, o ponto de equilíbrio da sua empresa, o ticket médio e margem de contribuição.
Tenha controle total sobre os números da sua empresa!
Com a Emprework, você tem controle total sobre os números da sua empresa! A partir da terceirização do financeiro, você conta com um consultor especialista no seu segmente para analisar todos os números da sua empresa e apresentar todos os relatórios e dados para te auxiliar nas tomadas de decisão. Quer saber mais? Então fale agora mesmo com um consultor Emprework, basta clicar aqui.