Customer centric: por que aplicar no setor imobiliário?
Para sobreviver e crescer, as empresas precisam de seus clientes – sem eles, sua empresa simplesmente não existiria. Por isso, apostar em uma abordagem de customer centric para o setor imobiliário pode ser um grande diferencial.
Embora todas as empresas tenham o cliente em mente, muitas delas estão mais focadas no mercado do que no consumidor. Porém, quando uma empresa foca toda a sua perspectiva no próprio cliente, com o objetivo de fidelizá-lo e satisfazê-lo, é quando falamos de customer centric.
Segundo um estudo da Deloitte & Touche, empresas que investem em uma cultura centrada no cliente são muito mais lucrativas do que aquelas que não fazem isso. E o setor imobiliário pode ganhar muito ao investir em estratégias centradas no cliente também.
Uma estratégia já praticada por empresas internacionais como Ikea ou Amazon, entre outras e que pode ser aplicada também no setor imobiliário. Siga a leitura e saiba mais!
O que é customer centric?
Customer centric é o conjunto de técnicas de marketing que levam à identificação dos clientes mais valiosos para a empresa, para utilizá-los como modelo e referência para a sua tomada de decisão.
Assim, não basta apenas atrair clientes de qualquer natureza pelo simples fato de sê-los. Em vez disso, trata-se de tentar atingir os usuários que, devido às suas características, serão mais valiosos e provavelmente terão um ‘ciclo de vida’ mais longo.
Logicamente, inicialmente uma empresa do ramo imobiliário estará interessada em atingir o número máximo de clientes. Mas seu negócio deve ser entendido como uma atividade de longo prazo, não pontual.
Por isso, focar sua estratégia em uma venda específica é o equivalente a “pão para hoje e fome para amanhã”.
Assim, é muito mais relevante, a médio e longo prazo, investir esforços em técnicas que permitam atrair os usuários para que se tornem clientes não apenas por um dia, mas também por muito tempo.
Como aplicar customer centric no setor imobiliário?
Ao aplicar uma estratégia de customer centric no setor imobiliário, um dos primeiros aspectos que deve ser considerado é a necessidade de adaptá-la a cada tipo de cliente que a empresa possui.
De qualquer forma, a maioria das estratégias centradas no cliente têm três elementos fundamentais em comum:
Segmentação de clientes
Um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia centrada no cliente é a diferenciação. Ou seja, não tratando todos os clientes de forma igualitária, mas adequando a relação empresa-cliente de acordo com as necessidades individuais e particulares de cada cliente.
Por isso, um primeiro passo necessário em qualquer estratégia de customer centric é segmentar os clientes de acordo com suas características particulares, a fim de oferecer a eles um serviço personalizado que realmente atenda às suas necessidades específicas.
Escuta ativa
Outro elemento fundamental de qualquer estratégia de customer centric é a escuta ativa ou, o que dá no mesmo, que haja uma comunicação fluida entre a empresa e o cliente, e que essa escuta sirva para resolver as necessidades do cliente.
Nesse sentido, o atendimento tradicional é fundamental, mas as redes sociais e os chats que elas oferecem não devem ser deixados de lado.
Facilite a jornada do cliente
A jornada do cliente é entendida como todo o processo que o cliente realiza desde o momento em que tem uma necessidade até a sua satisfação.
Facilitar este processo implica que cada uma das suas fases seja simples, rápida e eficiente, pelo que é necessário desenhar previamente os processos e colocar-se no lugar do cliente.
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Aplique o customer centric no seu negócio
Como é possível ver, o customer centric é uma abordagem que coloca o cliente no centro das relações, e que deve ser usado nos mais variados segmentos, incluindo o imobiliário.
Por isso, se você ainda não usa essa estratégia, é hora de rever sua atuação e colocar o cliente como elemento mais importante na sua empresa. Afinal, como dissemos no início, para sobreviver e crescer, as empresas precisam de seus clientes.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é o customer centric e como aplicar essa abordagem no setor imobiliário. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira nosso artigo “6 dicas de gestão financeira para imobiliárias”.