Conflitos no trabalho: 5 estratégias para gerenciar!
Conflitos no ambiente de trabalho acabam sendo comuns, uma vez que os times são compostos por pessoas diferentes e com as suas particularidades. A diversidade a o convívio, naturalmente, podem ocasionar em alguns atritos.
Os impactos negativos dessas divergências afetam diretamente o índice de produtividade, a taxa de turnover e o absenteísmo.
Saber gerenciar conflitos no trabalho de forma assertiva é um dos maiores desafios para as lideranças!
Portanto, separamos 5 dicas imperdíveis para descomplicar a gestão de conflitos na sua empresa!
O que é a gestão de conflitos?
Com um time diverso, contando com pessoas com visões, objetivos, linguagens e princípios diferentes, inegavelmente, existirão conflitos de interesses.
Esses atritos também podem ser positivos para o crescimento da empresa, uma vez que essas perspectivas contrastantes podem desencadear em uma resolução de problema propositiva.
Mas é de responsabilidade dos líderes saber identificar quando um conflito surge e se ele será amistoso e frutífero ou se será danoso para o clima organizacional.
A gestão de conflitos atua na identificação, resolução e prevenção de conflitos no trabalho, a fim de estabelecer um bom clima organizacional. Além de acompanhar a saúde do relacionamento do time.
Qual é a importância da gestão de conflitos no trabalho?
Uma atuação rápida e assertiva na resolução de conflitos no trabalho, acarreta em diversos benefícios como:
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Redução dos índices de turnover e absenteísmo
- Aumento da competitividade do negócio
- Aumento do engajamento do time
Tipos de conflitos
Conforme o professor e consultor organizacional de centenas de empresas, Ernesto Artur Berg, existem três tipos de conflitos que devem ser analisados:
Pessoal: A maneira como cada indivíduo age e reage em circunstâncias diversas.
Interpessoal: Motivado por um debate entre pessoa com perspectivas diferentes.
Organizacional: Ocorre como consequência de uma circunstância.
4 dicas para gerenciar conflitos no trabalho
1- Comunicação clara e objetiva:
A fim de evitar divergências e solucionar problemas, aposte em uma comunicação assertiva. Afinal, ruídos na comunicação ocasionam em mais conflitos a longo prazo. Portanto, mantenha a comunicação clara, sem pontos de fugas em assuntos mais complexos e objetivos, buscando esclarecer a situação.
2- Mantenha um accountability de conflitos:
O accountability nada mais é que a responsabilização pelos conflitos. Ou seja, como líder, você se posiciona como facilitador do conflito, enquanto as partes em atrito assumem a responsabilidade pela resolução. Como líder, a sua responsabilidade é oferecer as ferramentas, o espaço e as condições para a solucionar a divergência!
3- Estabeleça uma rotina de reunião one-on-one:
Uma boa comunicação é um dos principais pilares para a gestão de pessoas. Estabelecer uma rotina de reuniões one-on-one na empresa auxilia a reduzir os ruídos de comunicação, identificar futuros conflitos se formando e criar uma relação de confiança, além de fortalecer a cultura e o clima organizacional.
4- Faça uma análise de perfil comportamental dos seus colaboradores:
Você precisa conhecer os seus colaboradores! Através da análise de perfil comportamental você consegue identificar quais são as formas como cada colaborador lida com os conflitos e com as demandas, bem como a forma de se comunicar de forma mais efetiva com cada um!
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