Compartilhe:

Conflitos no trabalho: 5 estratégias para gerenciar!

Conflitos no ambiente de trabalho acabam sendo comuns, uma vez que os times são compostos por pessoas diferentes e com as suas particularidades. A diversidade a o convívio, naturalmente, podem ocasionar em alguns atritos.

Os impactos negativos dessas divergências afetam diretamente o índice de produtividade, a taxa de turnover e o absenteísmo.

Saber gerenciar conflitos no trabalho de forma assertiva é um dos maiores desafios para as lideranças!

Portanto, separamos 5 dicas imperdíveis para descomplicar a gestão de conflitos na sua empresa!

O que é a gestão de conflitos?

Com um time diverso, contando com pessoas com visões, objetivos, linguagens e princípios diferentes, inegavelmente, existirão conflitos de interesses.

Esses atritos também podem ser positivos para o crescimento da empresa, uma vez que essas perspectivas contrastantes podem desencadear em uma resolução de problema propositiva.

Mas é de responsabilidade dos líderes saber identificar quando um conflito surge e se ele será amistoso e frutífero ou se será danoso para o clima organizacional.

A gestão de conflitos atua na identificação, resolução e prevenção de conflitos no trabalho, a fim de estabelecer um bom clima organizacional. Além de acompanhar a saúde do relacionamento do time.

Qual é a importância da gestão de conflitos no trabalho?

Uma atuação rápida e assertiva na resolução de conflitos no trabalho, acarreta em diversos benefícios como:

  • Fortalecimento da cultura organizacional
  • Redução dos índices de turnover e absenteísmo
  • Aumento da competitividade do negócio
  • Aumento do engajamento do time

Tipos de conflitos

Conforme o professor e consultor organizacional de centenas de empresas, Ernesto Artur Berg, existem três tipos de conflitos que devem ser analisados:

Pessoal: A maneira como cada indivíduo age e reage em circunstâncias diversas.

Interpessoal: Motivado por um debate entre pessoa com perspectivas diferentes.

Organizacional: Ocorre como consequência de uma circunstância.

4 dicas para gerenciar conflitos no trabalho

1- Comunicação clara e objetiva:

A fim de evitar divergências e solucionar problemas, aposte em uma comunicação assertiva. Afinal, ruídos na comunicação ocasionam em mais conflitos a longo prazo. Portanto, mantenha a comunicação clara, sem pontos de fugas em assuntos mais complexos e objetivos, buscando esclarecer a situação.

2- Mantenha um accountability de conflitos:

O accountability nada mais é que a responsabilização pelos conflitos. Ou seja, como líder, você se posiciona como facilitador do conflito, enquanto as partes em atrito assumem a responsabilidade pela resolução. Como líder, a sua responsabilidade é oferecer as ferramentas, o espaço e as condições para a solucionar a divergência!

3- Estabeleça uma rotina de reunião one-on-one:

Uma boa comunicação é um dos principais pilares para a gestão de pessoas. Estabelecer uma rotina de reuniões one-on-one na empresa auxilia a reduzir os ruídos de comunicação, identificar futuros conflitos se formando e criar uma relação de confiança, além de fortalecer a cultura e o clima organizacional.

4- Faça uma análise de perfil comportamental dos seus colaboradores:

Você precisa conhecer os seus colaboradores! Através da análise de perfil comportamental você consegue identificar quais são as formas como cada colaborador lida com os conflitos e com as demandas, bem como a forma de se comunicar de forma mais efetiva com cada um!

Conheça o seu time! Faça a análise de perfil comportamental com a Emprework e ganhe uma assessoria para aplicar na gestão de pessoas. Conheça nosso serviço de análise de perfil comportamental aqui!