Compliance: o que é e como aplicar?
Compliance é um termo em inglês que pode ser interpretado como estar em conformidade. Afinal, é uma estratégia fundamental para manter as empresas em conformidade com os padrões éticos e legais.
O que é?
O compliance é um conjunto de políticas e procedimentos a serem implementados a fim de garantir que empresa atue de acordo com as normas, leis e políticas corporativas.
Ademais, também assegura a saúde, segurança e bem-estar dos envolvidos em seus processos.
Benefícios do Compliance
O compliance vem como uma forma de proteger a sua empresa. Uma vez que as consequências de má conduta podem ser irreversíveis. Dentre os diversos benefícios, os principais a serem destacados são:
- Redução de erros, crimes e fraudes financeiros.
- Definição de práticas e ações alinhadas aos valores da empresa.
- Identificação de riscos.
- Relações comerciais mais éticas.
- Credibilidade no mercado.
- Ganho de produtividade.
Como Implementar
A ausência de ética e transparência no ambiente corporativo gera reações indesejadas, através da implantação do compliance, é possível estruturar uma imagem positiva do seu negócio, para clientes, colaboradores, fornecedores, bem como investidores.
Para incorporar essa prática na sua empresa é necessário tomar algumas ações, como:
Comunicação e Treinamento
Crie uma cultura organizacional pautada na ética e nas conformidades legais. Para garantir boas práticas na empresa, é necessário manter o time de colaboradores treinados e alinhados às regras.
Canais de Denúncia
Apesar de tomar todos os cuidados, podem ocorrer desvios de conduta. Portanto, implementar um canal de denúncias é indispensável para identificar eventuais problemas.
Investigação Interna
Ao identificar alguma ação que desvie com as políticas do compliance, uma investigação interna, a fim de evitar e encerrar as irregularidades.
Due Diligence
A due diligence é aplicada com o objetivo de investigar as condições precedentes da empresa.
Tipos de Compliance
Empresarial
O compliance empresarial trata do cumprimento de regras e legislações que norteiam a atuação no mercado, bem como as políticas internas da empresa.
Tributário
O tributário garante práticas que evitem isenções, subsídios e benefícios irregulares perante a lei, evitando que a empresa cometa qualquer ação criminosa e desonesta.
Fiscal
O fiscal se atém às atualizações em leis, emissões de documento e cadernos exigidos pelo fisco.
Trabalhista
A conformidade trabalhista se dá através no cumprimento dos deveres e obrigações do empregador para com os colaboradores. Assim, fazendo com que a taxa de rotatividade reduza, bem como evitando processos trabalhistas.
Socioambiental
A conformidade socioambiental se atém ao cumprimento das regras ambientais, bem como ao desenvolvimento de políticas que valorizam a comunidade.
Jurídico
A conformidade legal é aplicada a fim de garantir o cumprimento de todas as leis aplicáveis.
Digital
Através do compliance digital você define processos e regras para lidar com as informações e dados gerenciados na empresa.