Como reduzir o turnover na empresa?
Uma das metas cruciais do RH é reduzir o turnover, afinal, é um dos principais indicadores da saúde organizacional da empresa.
Um turnover elevado enfraquece a cultura organizacional, aumenta os custos com contratação, rescisão e treinamentos, além de causar uma perda na produtividade.
O que é turnover?
O turnover é um índice da média de entradas e saídas de colaboradores em um determinado tempo. Ou seja, é a taxa de rotatividade da sua empresa.
Esse percentual é calculado com base na relação entre os números de admissões e desligamentos, considerando as saídas por decisão própria do colaborador, demissões, transferências e aposentadoria.
Os tipos de turnover:
- Voluntário
- O desligamento é feito por parte do colaborador.
- Involuntário
- O encerramento do contrato é feito por parte do empregador.
- Funcional
- Quando o desligamento gera um benefício para a empresa, por exemplo, quando o colaborador apresenta uma baixa de produtividade.
- Disfuncional
- Contrário ao último, este representa quando um colaborador qualificado é desligado.
Toda empresa apresenta um índice de turnover, porém, quando essa taxa atinge uma alta proporção, se torna um indicativo de que existem problemas na gestão organizacional.
Quais são as principais causas do turnover?
Dentre as diversas motivações, destacam-se um clima organizacional ruim, benefícios pouco atrativos, falta de reconhecimento, propostas melhores. É importante que você saiba o que motiva seus colaboradores a se desligarem da empresa, para isso, você pode aplicar uma entrevista de desligamento, a fim de identificar quais pontos podem ser melhorados para reter seus colaboradores.
Por que reduzir o turnover?
Uma alta taxa de rotatividade afeta negativamente a sua empresa de várias maneiras. Como por exemplo, no aumento de custos para a rescisão, bem como a contratação e treinamento de novos colaboradores.
Além de que, se o colaborador realizava atendimento ao cliente, como um gerente de contas, corre-se o risco do cliente se sentir inseguro com a rotatividade, bem como encerrar o contrato e seguir o colaborador ao novo empregador.
Ademais, uma alta taxa de rotatividade afeta diretamente no clima organizacional. Impactando fortemente aqueles que permanecem.
Como reduzir o turnover?
Primeiramente, é preciso identificar quais são as causas dessas altas de desligamento, os novos colaboradores não são qualificados? Não se adaptaram? receberam uma oferta melhor? Ou o problema está da integração do time?
Tendo em vista o contexto que sua empresa está lidando, partimos para essas 5 dicas práticas para reduzir o turnover:
Aprimore seu processo seletivo
Alinhe os objetivos e valores pessoais dos candidatos aos da empresa, a fim de identificar um fit cultural.
Conhecer o perfil de quem irá trabalhar com você é primordial para garantir um bom desenvolvimento e manter um bom clima organizacional.
Mantenha clareza sobre as atividades a serem executadas, assim evitando que, após a admissão, o colaborador decline a vaga por não se adaptar às rotinas da empresa.
Crie um plano de carreiras
Se o colaborador se sente estagnado e sem prospecção futura, ele buscará novas oportunidades.
Portanto, crie um plano de carreiras claro, a fim de apresentar o que o colaborador pode conquistar dentro da empresa quais são as habilidades que precisarão desenvolver.
Ou seja, mostre como eles podem progredir.
Insira uma cultura de Feedbacks e reconhecimento
Feedbacks construtivos e com uma comunicação assertiva estimulam os colaboradores, tanto os positivos, como os negativos.
Além de manter transparência com seus colaboradores, você consegue evitar que os conflitos internos cresçam à um ponto irreversível, causando, consequentemente, o desligamento do colaborador.
Ao mesmo tempo, criar programas de bonificação e premiação por desempenho pode maximizar a produtividade dos colaboradores.
Ofereça benefícios reais
Ofereça soluções pensadas para o bem-estar do seu colaborador, como, por exemplo, confraternizações, flexibilização nos horários e modelos de trabalho, bem como benefícios culturais e intelectuais.
Treine seu time
Como já dizia Peter Schultz “Contrate caráter, treine habilidades.”, qualificar seu colaborador é qualificar a sua empresa.
Portanto, ofereça treinamentos que auxiliarão no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, a fim de adquirirem conhecimento técnico, bem como novos conhecimentos que podem agregar nas rotinas internas.