Como calcular a margem de lucro das obras?
O cálculo da margem de lucro das obras é uma ferramenta essencial para garantir uma gestão financeira eficiente. Através dela, você pode otimizar o fluxo de caixa e o crescimento da sua construtora.
Organizar os custos de obra pode ser desafiador, porém, através dado cálculo da margem de lucro das obras, você fará uma análise completa para garantir a verba do projeto e oferecer preços competitivos para os clientes.
Tipos de margem de lucro de obras
Antes de calcular a margem de lucro, é necessário entender quais são os tipos de margem e qual é o seu objetivo.
Margem bruta
É ligada aos custos de materiais e serviços da sua obra. Ou seja, está ligada a quanto custa a produção do projeto.
Aqui, não é considerado o custo de mão de obra, apenas o custo de serviços que a sua construtora realiza, como o desenvolvimento do projeto. Também não considera custos com logística, documentação ou armazenamento.
Apesar de não ser a melhor opção para um orçamento de obra final, esse cálculo oferece uma visão mais clara para precificar os produtos e serviços da construtora.
Para fazer o cálculo, a fórmula é:
Margem bruta = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis x 100.
Margem líquida
Esse cálculo oferece uma margem de lucro da construtora mais completa. Uma vez que, abrange, além de todos os elementos da margem bruta, os custos de mão de obra, armazenagem, transporte, contas de água e luz, custos indiretos à obra, impostos, bem como outros custos administrativos.
Para fazer o cálculo, a fórmula é:
Margem líquida = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis – Custos Indiretos x 100.
Margem de contribuição
Nessa margem de lucro, além de todos os custos indiretos e diretos ao projeto, também são consideradas as despesas variáveis e contribuição. Dessa forma, varia muito de um projeto para outro, principalmente quando vendedores são comissionados.
Para calcular essa margem, a fórmula é:
Margem de Contribuição = Receita de Vendas – Gastos (Custos Varáveis + Despesas Variáveis).
3 dicas para aumentar o lucro da sua obra
01. Faça o cálculo BDI
Utilize o cálculo de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) para avaliar os custos de cada obra.
02. Ofereça valor ao invés de preço
O seu cliente paga o seu valor e não o seu preço, portanto, ofereça uma experiência com o atendimento, transparência na comunicação e qualidade de entrega.
03. Conte com a Emprework
Por fim, conte com a Emprework para ser parceira da sua construtora! Através dos nossos serviços de terceirização do financeiro, você mantém o controle sobre os números da sua empresa. Além de contar com consultores especialistas para te auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas para aumentar o seu lucro!