Compartilhe:

Carga tributária na Construção Civil: como reduzir

Grandes quantias de carga tributária podem acabar prejudicando o setor da construção civil. Uma vez que aumenta os custos e pode inviabilizar projetos.

Contudo, com a escolha correta de regime tributário e com o conhecimento dos incentivos fiscais, você pode reduzir significativamente o impacto das cargas tributárias.

Benefícios da redução da carga tributária na construção civil.

A redução da carga tributária garante maior caixa da empresa, possibilitando, assim, investir em outras áreas da sua empresa, bem como expandir o seu negócio.

Como reduzir a carga tributária da sua empresa.

Avalie o regime tributário ideal para a sua empresa.

Uma das maneiras mais diretas para reduzir a carga tributária é através da escolha correta do regime tributário. Na construção civil, sua empresa pode se enquadrar em 3 regimes tributários:

  • Lucro Presumido – Nesse sistema de tributação, a carga de impostos incide sobre uma estimativa de lucros.
  • Lucro Real – Essa modalidade tributária atende as grandes empresas.
  • Simples Nacional – Esse regime tributário atende às necessidades de micro e pequenas empresas.

Conheça os incentivos fiscais.

Ademais, outra forma de reduzir a carga tributária na construção civil se dá através de benefícios e incentivos oferecidos pelo governo.

Dentre esses incentivos, destacamos:

  • Desoneração de Folha de Pagamento – O Congresso Nacional aprovou a prorrogação, até 2027, da desoneração da folha de pagamento, com o objetivo de reduzir os encargos trabalhistas e, assim, estimular a geração de emprego e renda.
  • Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) – O REIDI existe a fim de fomentar a área de infraestrutura e construção através da suspensão da incidência das contribuições para PIS (1,65%) e Cofins (7,6%).
  • RET da construção Civil – O RET é um regime especial de tributação para incorporações imobiliárias, através dele a incorporadora fica sujeita ao pagamento mensal equivalente a 4% das receitas mensais recebidas, que corresponde ao pagamento unificado de IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins. Ele é uma boa opção, uma vez que, comparado com os outros regimes tributários, a carga tributária é reduzida

Faça um planejamento tributário.

Um planejamento tributário eficiente pode reduzir as cargas tributárias na construção civil de forma significativa. Além de auxiliar a eliminar os fatores geradores de impostos e reduzir os valores de alíquotas

Conte com uma contabilidade especializada no setor da construção civil.

Por fim, com uma contabilidade especializada na construção civil, como a Emprework, você conta com consultores especialistas para auxiliar na gestão da sua empresa e reduzir as cargas tributárias para otimizar o lucro do seu negócio!

Portanto, não perca tempo, fale agora mesmo com um consultor Emprework clicando aqui.