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Business Model Canvas – Estruture seu plano de negócios.

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma das ferramentas de planejamento estratégico mais importante para estruturar uma empresa.

Com o objetivo de esboçar detalhadamente modelos de negócios novos ou existentes, é um mapa visual pré-formatado.

Como funciona o Canvas?

Esse documento mostra a lógica por trás da criação de um empreendimento, bem como a entrega e captura de valor. Ele elucida todos os pontos-chaves para estruturar uma empresa concreta. Através de um modelo pré-formatado, separado em nove blocos, você avaliará os aspectos que contemplam os processos internos da sua empresa, o relacionamento com o cliente, bem como os recursos financeiros.

Elementos do business model canvas

Para estruturar o business model canvas, você precisa compreender o que cada elemento desse modelo representa, e, consequentemente, quais informações você deve analisar para preencher.

Ao montar seu canvas, você precisa se atentar, também, a ordem dos elementos a serem preenchidos. A fim de descomplicar a estruturação do seu modelo, confira um guia sobre cada bloco na ordem a ser preenchida:

1- Segmentos de Clientes

Os clientes são a essência de todo negócio, portanto, para compreender e satisfazê-los é necessário agrupá-los em segmentos distintos. Para isso, você precisa tomar uma decisão consciente e pautada em dados para determinar qual será a sua segmentação.

Para segmentar seus clientes, pense quem são seus consumidores mais importantes. Existem diferentes tipos de segmentos de clientes, alguns exemplos são:

  • Mercado de massa – Se concentra em um grupo uniforme de clientes com necessidades e problemas similares.
  • Nicho de mercado – Se adequa às exigências específicas de um nicho de mercado.
  • Segmentado – Faz a distinção entre segmentos do mercado com necessidades e problemas sutilmente diferentes.
  • Diversificada – Serve segmentos de clientes com necessidades e problemas muito diferentes.
  • Plataforma Multilateral – Serve dois ou mais segmentos de clientes interdependentes.

2- Proposta de Valor

Nesse bloco você vai descrever o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes específico. Esses produtos e serviços, por sua vez, visam resolver algum problema ou satisfazer uma necessidade do consumidor.

Sua proposta será sua estrela guia, uma vez que ela te orientará em todos os aspectos do seu plano de negócios.

Para definir sua proposta de valor no Canvas, avalie qual é o problema que a sua empresa resolve, quais necessidades as suas solução satisfazem e quais pacotes de produtos e serviços você oferece para cada segmento de cliente.

O valor que você gera para o seu cliente pode ser quantitativo (como preço e velocidade) ou qualitativo (como design e experiência do cliente).

3- Canais

Por sua vez, os canais representam como a sua empresa vai se comunicar e alcançar os clientes segmentados, a fim de entregar uma proposta de valor.

Eles tem como objetivo ampliar o conhecimento dos clientes acerca das soluções da empresa, permitir que os clientes comprem seus produtos e serviços, levar a proposta de valor até os cliente, fornecer suporte, fortalecer o relacionamento, bem como ajudar os clientes a avaliar a proposta de valor.

Ou seja, são os pontos de contato dos clientes com a sua empresa. Esses canais podem ser de comunicação, distribuição e venda.

Ao longo do processo de conhecimento da marca até a compra, o cliente passa por cinco fases distintas, cada tipo de canal pode cobrir algumas ou todas as fases:

  1. Fase do Conhecimento – Como aumentamos o conhecimento sobre nossos produtos e serviços?
  2. Avaliação – Como ajudamos os clientes a avaliarem a proposta de valor?
  3. Compra – Como permitimos aos clientes comprar produtos e serviços específicos?
  4. Entrega- Como entregamos uma proposta de valor aos clientes?

4- Relacionamento com Clientes

Nesse bloco, você irá definir os tipos de relação que a sua empresa terá com o seu segmento de clientes. O relacionamento com os clientes é feito com objetivo de conquistar e reter clientes, bem como ampliar as vendas. Dessa forma, ao preencher essa parte, pense em qual tipo de relacionamento cada um dos segmentos de clientes espera, qual relacionamento já foi estabelecido e qual é o custo.

5- Fontes de Receita

São as formas de obter receita por meio de propostas de valor. Ele determina a maneira como o cliente pagará pelos benefícios recebidos. Portanto, nessa parte, você deve se atentar a definir os valores que os clientes estão dispostos a pagar, quais são as formas que eles pagam, se é um pagamento constante, como em serviços por assinatura ou pagamento único.

6-Recursos Principais

Ademais, você notará que todo o lado esquerdo do seu Canvas será relacionado à parte operacional da sua empresa. Dessa forma, começamos com o primeiro bloco do lado esquerdo, o recursos principais. Através dele você irá descrever os recursos essenciais para o funcionamento da sua empresa. Ou seja, quais são os recursos que sua empresa não pode ficar sem para funcionar. Esses recursos podem ser físicos, intelectuais, humanos bem como financeiros.

7- Atividades-Chave

A fim de complementar os recursos principais, as atividades-chave se referem às atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante para que o negócio funcione corretamente. Elas são essenciais para criar e oferecer a proposta de valor, alcançar mercados, fortalecer o relacionamento com o cliente e gerar mais renda. Dessa forma, para definir suas atividades-chave, você precisa avaliar quais atividades a sua proposta de valor requer.

8- Parcerias Principais

Você sabe quem são seus principais parceiros e fornecedores? Essa etapa se refere à rede de pessoas, empresas e entidades que são seus aliados na otimização, na redução de risco do negócio e na aquisição de recursos. No seu Canvas, você pode distinguir as parcerias em quatro tipos diferentes:

  • Alianças estratégicas entre não competidores.
  • Coopetição: parcerias estratégicas entre concorrentes.
  • Joint ventures para desenvolver novos negócios.
  • Relação comprador-fornecedor para garantir suprimentos confiáveis.

Para definir seus parceiros-chave, se pergunte quais são os parceiros e fornecedores essenciais? Quais são os recursos principais que você está adquirindo dos parceiros?

9- Estrutura de Custo

Por fim, no último bloco do seu Canvas, você irá descrever todos os custos envolvidos na operação. Criar e oferecer valor, manter o relacionamento com os clientes e gerar receita, consequentemente, incorrem em custos. é essencial para a gestão financeira da sua empresa que você entenda quais são os custos que necessários para manter seu negócio ativo. Dessa forma, preencher o bloco de estrutura de custos, analise quais são os custos mais importantes, aqueles que são essenciais para a operação.

Estruture seu Plano de Negócios com ajuda do Canvas.

Após compreender a estrutura do Business Model Canvas, agora é o momento de colocar seu conhecimento em prática! Juntamente com o corpo diretivo da sua empresa, pesquise e analise os dados necessários para montar seu Canvas.

Através dessas informações, você terá um material completo e sólido para montar o seu plano de negócios, uma vez que cada bloco te auxilia a ter uma visão mais clara e estratégica do que será necessário para criar plano de marketing, operacional e financeiro.

Porém, não se esqueça, o Business Model Canvas é uma versão mais resumida e visual do seu empreendimento. Ou seja, caso você esteja com dificuldade para visualizar todo o seu plano de negócios, você pode optar por, primeiramente, montar seu Canvas e, através dele, desenvolver o planejamento.

Para estruturar um bom plano de negócios, primeiramente você precisa compreender o que precisa constar nesse documento e como utilizar seu Canvas para descomplicar o desenvolvimento do planejamento.

Descrição do Negócio

Comece com a apresentação dos administradores do negócio, com conhecimentos, habilidades, experiências anteriores e funções no novo empreendimento. Em seguida vem a definição do empreendimento, onde você deve informar o nome da empresa e seu CNPJ ou CPF do empreendedor responsável.

Depois, defina a missão da empresa, com seu propósito e o valor que pretende criar para o consumidor, funcionários, fornecedores, sócios, bem como para a comunidade. Obviamente, esse dado pode ser retirado através da Proposta de Valor do seu Canvas.

Posteriormente, informe o setor de atuação da empresa, sua constituição jurídica, seu enquadramento tributário, seu capital social e, por fim, suas fontes de recursos.

Análise de Mercado

A análise de mercado se inicia através do estudo dos clientes. Esses dados você consegue coletar através da Segmentação de Clientes do Canvas da sua empresa. Dentre os dados, devem constar faixa etária, gênero, estado civil, renda, escolaridade, interesses, comportamentos, qualidade percebida de atendimento, etc…

Plano de Marketing

Comece descrevendo os principais produtos e serviços que você oferece, para essa parte, por sua vez, você pode coletar as informações através das Atividades-Chave do seu Business Model Canvas.

Outros itens a serem considerados são os preços(que podem ser retirados do bloco de Fontes de Receitas), estratégias promocionais (que podem ser analisada no Relacionamento com Clientes), estrutura de comercialização e a localização do ponto comercial ou plataforma digital para hospedar sua empresa (ambos podem ser identificados em seu Canvas na parte de Canais).

Plano Operacional

Analise como será a distribuição entre áreas da empresa e recursos (como matéria-prima, equipamentos e funcionários), nessa parte, leve em consideração os dados levantado no Business Model Canvas nos Recursos Principais. Em seguida descreva a capacidade produtiva, de comércio ou de serviços do empreendimento. 

Posteriormente, descreva os processos operacionais, como as etapas de desenvolvimento do produto ou serviço, a venda e rotinas administrativas. Nessa parte, você pode contar com o bloco de Atividades-Chave para auxiliar na elaboração da descrição.

Plano Financeiro

A fim de estruturar seu plano financeiro, comece descrevendo o investimento total. Nele, você precisa colocar os custos acerca da legalização, obras no ponto comercial, divulgação, treinamento dos futuros funcionários, equipamentos e móveis. Além de adicionar o capital de giro para completar o cálculo.

Após definir o investimento total, crie a estimativa de faturamento mensal e, em seguida defina a estimativa do custo de matéria-prima e outros materiais. Depois, faça a estimativa de comercialização, de custos com mão de obra, depreciação dos investimentos fixos e a custos fixos operacionais. Por fim, descreva os indicadores de viabilidade, como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno.

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