Compartilhe:

6 dicas de gestão financeira para imobiliárias

A gestão financeira para imobiliárias está entre os maiores desafios dos empreendedores desse modelo de negócio. É preciso atenção para evitar problemas com o fluxo de caixa.

Como a maior parte do dinheiro que entra não é fixa, variando de acordo com os negócios e contratos firmados, é preciso ter uma gestão financeira ainda mais apurada. E nesse sentido, algumas dicas de especialistas podem ajudar.

No artigo que preparamos abaixo, trazemos essas dicas elaboradas por nossa equipe da Emprework, que é especialista na contabilidade do ramo imobiliário e da construção, e que podem ser úteis para você. Confira!

1. Tenha um planejamento financeiro

O primeiro fator essencial em uma imobiliária é um planejamento financeiro. É ele que permitirá que você compreenda o fluxo de caixa e possa organizar os processos contábeis. 

Como explicamos, é comum as imobiliárias terem uma variação orçamentária em função dos negócios que realizam. Por exemplo, em um mês pode vender cinco imóveis, e nos dois meses seguintes vender apenas dois.

Dessa maneira, é preciso estar atento aos seus custos fixos e ter um bom planejamento financeiro, sabendo quais valores possui em caixa e quais serão destinados para cobri-los nos próximos meses.

Por isso, com um planejamento financeiro você pode se organizar para que os meses de alta compensem aqueles de “vacas mais magras”. Dessa maneira, você passa a compreender qual o custo-fixo do seu negócio e se organiza para que nunca faltem recursos para os pagamentos necessários.

2. Não misture as finanças pessoais com as da imobiliária

Essa é regra básica para todo empreendedor e até parece óbvio, mas não é! Ainda existe muito empresário que paga contas pessoais com dinheiro da empresa, e da empresa com seus recursos pessoais.

No final, não se sabe se o que a empresa está lucrando é realmente suficiente para manter o negócio aberto. E no ramo imobiliário isso pode ser ainda mais crítico. 

Por isso, é fundamental que a imobiliária tenha sua própria conta PJ, e que seja separada da conta PF do gestor. Cada uma movimentará seus recursos e o gestor só poderá fazer a retirada de dinheiro da empresa em forma de pró-labore ou divisão de lucros, a depender do que diz seu contrato social.

3. Combata a inadimplência

A maioria das imobiliárias também tem entre seus serviços os aluguéis de imóveis. Neste caso, é fundamental estar atento à inadimplência, pois nem sempre os clientes conseguem arcar com seus compromissos financeiros. 

Dessa maneira, é indicado prevenir a situação por meio de uma comunicação constante com os locatários, gerando boletos de pagamento ou criando um sistema de débito automático.

Também, disponibiliza a emissão de segunda via para aqueles que estão atrasados e crie canais de negociação e atendimento para solucionar as dívidas.

4. Tenha um bom planejamento tributário

Todo empresário conhece a complexidade e o peso do sistema tributário brasileiro. O que alguns não sabem, no entanto, é que é possível pagar menos impostos e se manter na lei. 

Para isso, basta fazer um planejamento tributário e adotar os sistemas de gestão financeira mais adequados. Entretanto, mais uma vez, será importante conhecer as finanças do seu negócio. Ou seja, a organização é fundamental.

5. Conheça os principais indicadores financeiros

Este é um ponto mais avançado na gestão financeira para imobiliária, mas é bastante útil. São métricas de resultados que podem facilitar o gestor a enxergar os problemas financeiros da empresa. 

Essas métricas podem ser calculadas automaticamente com base nos dados que alimentam o fluxo de caixa e agilizam as análises da empresa.

Alguns indicadores básicos que todo o gestor deve conhecer são:

  • Margens de lucro
  • Ponto de equilíbrio
  • Liquidez corrente
  • ROI
  • entre outros

Conhecer cada um deles, o que significam e de que forma podem ajudar na gestão financeira para imobiliárias pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

6. Tenha uma contabilidade especialista

Como dica final, saiba que ter uma contabilidade especializada em imobiliárias pode fazer toda a diferença para sua gestão financeira. Afinal, são profissionais habituados com o setor e que saberão observar problemas e oportunidades mais rapidamente.

Aqui na Emprework Contabilidade somos especialistas no setor imobiliário, com uma equipe altamente qualificada em gestão financeira e pronta para lhe ajudar. 

Vivemos o futuro da contabilidade, oferecendo suporte na implementação de projetos, gestão de pessoas e construção de plano de negócios. De forma 100% digital, descomplicamos o complicado.

Esperamos que as dicas de gestão financeira para imobiliárias tenham sido úteis e, para contar com o atendimento da Emprework e ver seu negócio decolar, entre em contato com nossa equipe!